Guia completo de linguagem Flutter para iniciantes
Há muitas opções disponíveis para quem deseja programar seu próprio aplicativo, mas poucas são tão completas e intuitivas como o Google Flutter. Preparamos um guia de Flutter para iniciantes que lhe permitirá programar seu próprio aplicativo.
O Que é Flutter?
O Flutter Software Development Kit (SDK) é uma tecnologia moderna e multiplataforma que usa a linguagem Dart para reduzir o tempo de desenvolvimento de aplicativos usando um único código-fonte.
Desenvolvido pelo Google, esta estrutura de código aberto permite o desenvolvimento de aplicativos móveis de alto desempenho (para iOS e Android), bem como aplicativos Web e PCno idioma do Google Dart.
Hoje mais de 500.000 desenvolvedores o utilizam todos os meses com um crescimento de 10% a mais por mês.
Por que usar Flutter em vez de desenvolvimento Java nativo?
O Flutter possui recursos exclusivos em comparação ao Java nativo e outros SDKs, como:
Desenvolvimento rápido: o Flutter usa widgets personalizáveis que podem ser aninhados para criar a interface do aplicativo, semelhante à forma como o HTML é estruturado.
Hot Reload: Visualize instantaneamente as alterações de código sem recompilação.
É nativo: a base de código é compilada em Java, garantindo o mesmo desempenho que os aplicativos nativos.
Leve nos recursos do sistema: o Flutter pode ser executado confortavelmente em um sistema com poucos recursos.
Guia de linguagem Flutter para iniciantes
Aprender a programar com o Flutter não requer conhecimento prévio de desenvolvimento de aplicativos e web.
Da mesma forma, em princípio, você não precisa conhecer o idioma do Google Dart mencionado acima.
Se você estiver familiarizado com código orientado a objetos e conceitos fundamentais de programação como variáveis, loops e condicionais, você já está bem equipado para trabalhar com essa estrutura.
Neste guia do Flutter para iniciantes, primeiro você precisará ter as ferramentas essenciais para programar com o Flutter.
Como baixar e configurar a versão correta do Flutter
O pacote de instalação do Flutter está disponível para Windows, macOS e Linux. Para instalar e executar o Flutter, seu ambiente de desenvolvimento deve atender a estes requisitos mínimos:
- Sistemas operacionais: Windows 7 SP1 ou posterior (64 bits), baseado em x86-64.
- Espaço em disco: 1,64 GB (não inclui espaço em disco para IDE/ferramentas).
- Ferramentas: O Flutter depende da disponibilidade dessas ferramentas em seu ambiente.
- Windows PowerShell 5.0 ou mais recente (este é pré-instalado com o Windows 10)
- Git para Windows 2.x, com a opção Usar Git no Prompt de Comando do Windows .
Se o Git para Windows já estiver instalado, verifique se você pode executar git comandos no prompt de comando ou no PowerShell.
Agora, baixe a versão atualizada do SDK Flutter.
Etapa 1 – Extraia o arquivo zip e coloque a pasta “flutter” dentro da pasta do seu sistema (Este computador>Disco local C\).
É importante não instalar o Flutter em um diretório que possa exigir privilégios de administrador, como ‘C:\Program Files\’
Etapa 2 – Adicionar Flutter ao PATH: Embora não seja obrigatório, é recomendável definir a variável PATH para tornar o Flutter facilmente acessível de qualquer lugar do sistema.
No painel de comando vá até a opção “Editar variáveis de ambiente para sua conta”. (Lembrando que você pode pesquisar esse parâmetro na barra de pesquisa).
Agora em “User Variables”, verifique se existe uma entrada chamada PATH.
Se existir, adicione um novo caminho para ‘flutter\bin’.
Se a entrada não existir, crie uma nova entrada chamada Path e adicione o local completo a ‘flutter\bin’.
Reinicie o Windows depois de definir a variável PATH para que funcione.
Configurar o Android Studio
Em princípio, você pode escolher o editor livremente. No entanto, para uma ótima experiência do usuário com preenchimento automático de código, realce de sintaxe bem como assistência de depuração e processamento de widgets, o Google recomenda o uso do editor de código Android Studio.
Importante: Como alternativa ao Android Studio, o Google oferece o uso do GNU Emacs, Visual Studio Code e IntelliJ IDEA, aplicativos para os quais também existe um plugin oficial do Flutter.
Após instalar este ambiente otimizado para o desenvolvimento de aplicativos Android, inicie o Flutter Plugin da seguinte forma:
Primeiro passo – No menu principal clique em ” Arquivo “.
Segundo passo – Clique em “Configurações” e selecione a seção “Plugins”.
Terceiro passo – Agora digite “Dart” no campo de pesquisa e clique no botão “Instalar” para que o resultado de mesmo nome instale a extensão necessária para a linguagem de programação Dart.
Quarto passo – Confirme o uso da extensão de terceiros com “Aceitar”.
Repita o procedimento, procurando o item “Flutter”. Após a instalação, clique em “Reiniciar IDE” para aplicar as alterações.
Primeiro uso do Flutter
Depois que o Flutter e o ambiente de desenvolvimento desejado estiverem instalados, você poderá criar seu primeiro aplicativo Flutter.
Como mencionado anteriormente, estamos usando o Android Studio para este guia do Flutter para iniciantes. Portanto, iniciamos o IDE para essa finalidade.
No menu “Arquivo”, primeiro selecione “Novo” e depois “Novo Projeto Flutter” para iniciar um novo projeto a partir da estrutura do aplicativo.
Agora selecione “Aplicativo Flutter” como o tipo de projeto desejado e clique em “Avançar”.
No menu de configurações, dê um título ao seu trabalho e defina onde seu aplicativo será salvo.
Se desejar, você também pode adicionar uma descrição do projeto. Na linha “Flutter SDK path”, indique o caminho para o framework Flutter instalado anteriormente.
Por fim, clique em “Finish” para criar o novo aplicativo Flutter.
No arquivo main.dart – adicione o seguinte código para fazer o aplicativo exibir a mensagem simples “Hello World”. (você pode remover o código já presente no arquivo main.dart):
Assim que você adicionar o snippet, poderá prosseguir para visualizar esta primeira versão do seu próprio aplicativo.
No Android Studio, selecione a máquina virtual para fazer isso (em “Flutter device selection”) e, finalmente, clique no botão play (“Run main.dart”).
Conclusão
Neste guia do Google Flutter para iniciantes, você aprendeu os conceitos básicos essenciais para trabalhar com o Flutter e pôde ver quais softwares e configurações são necessárias para seu funcionamento.
Caso ainda tenha dúvidas sobre a instalação e outras configurações, poderá ver a documentação completa no próprio site do Google Flutter.
Naturalmente, você pode desenvolver seus próprios aplicativos Flutter de maneira muito mais detalhada e completa. Depois de se familiarizar com esse framework, você poderá personalizar o design do seu aplicativo.
1 comentário
Comments are closed.