Quem é o Doutor Estranho? O que você precisa saber!

doctor-strange
Spread the love

Quem é o Doutor Estranho? O que você precisa saber!

Ele chegou aos cinemas de maneira discreta, mas, aos poucos foi ganhando seu espaço no universo de heróis da Marvel. Conheça agora toda a história por trás do Doutor Estranho, desde suas origens até seus vínculos com os Vingadores…

Como nasceu o Doutor Estranho?

Depois da aparição do Homem de Ferro, a volta por cima do Capitão América, a visita do Thor à terra, a formação dos Guardiões da Galáxia e as aventuras do Homem-Formiga, surge o Doutor Estranho, o mais misterioso herói do Universo Cinematográfico Marvel.

Se você é fã de quadrinhos, não há necessidade de apresentá-lo.

Foi graças a uma ideia original do quadrinista e roteirista Steve Ditko  que Doutor Estranho fez as suas primeiras aparições na revista Strange Tales em julho de 1963.

Trabalhando em conjunto com o roteirista Stan Lee, Ditko fez de seu novo personagem “o mestre de magia negra”, como podemos ler na capa de sua primeira aventura que também anuncia “um novo tipo de super-herói”.

Inspirado pelo ator de filmes de terror Vincent Price e pela novela de rádio Chandu The Magician, o Doutor Estranho originalmente destinado a se chamar Sr Estranho, mas cujo nome foi alterado para se diferenciar do Sr. Fantástico da Marvel.

Suas aventuras exploram mundos paralelos, paisagens psicodélicas e despertam a curiosidade dos leitores pelo misticismo oriental.

É, portanto, logicamente entre os anos 60 e 70 (paralelamente à contracultura ambiental) que o Doutor Estranho se torna mais popular, chegando a se apropriar da revista Strange Tales, renomeada depois para de acordo com o sobrenome do personagem.

Depois de uma longa carreira entre as páginas de inúmeras histórias em quadrinhos e um telefilme menos expressivo lançado em 1978, o personagem invadiu as telonas de todo o mundo no longa-metragem de Scott Derrickson, filme de 2016.

Afinal quem é o Doutor Estranho?

Neurocirurgião altamente talentoso, Stephen Vincent Strange (este é o nome real do Doutor Estranho no dia a dia) tem um prazer de colocar de pé os pacientes mais desesperados, mesmo se permitindo ser exigente e aceitar apenas casos críticos que representam um verdadeiro desafio para ele.

Cheio de si e egocêntrico, Strange é violentamente arrancado de seu pedestal no dia em que um terrível acidente de carro o priva do uso das duas mãos e o impede definitivamente de continuar praticando sua arte.

Devastado, ele tenta por todos os meios recuperar suas faculdades, sem sucesso.

Depois de cortar os laços com sua família, ele decide tentar sua última chance e partir para Kamar-Taj, um lugar místico localizado no Himalaia que permitiu a um certo Benjamin Pangborn recuperar o uso de suas pernas.

Com efeito, uma vez chegado a Kamar-Taj, Stephen Strange conhece um místico chamado Ancião, especialista em ciências ocultas que lhe oferece não só a possibilidade de – talvez – conseguir curar as suas mãos, mas também de descobrir um universo que o seu mente nem sequer suspeitava.

Após um longo e trabalhoso treinamento, Strange é capaz de criar portais dimensionais, invocar armas usando encantamentos, alterar espaço e tempo e sair de seu próprio corpo.

Graças ao Manto da Levitação, uma relíquia antiga que parece ter se ligado a ele, ele também é capaz de voar.

Os Guardiões da Galáxia viajaram pelo espaço, o Homem-Formiga foi visitar átomos e moléculas, já o Doutor Estranho oferece uma experiência mística e espiritual, em novas dimensões onde o tempo e a gravidade já não têm o mesmo valor.

Poderes

Os Incríveis poderes do Doutor Estranho derivam das mais poderosas entidades místicas como Ragga Dorr, Agamotto, Ikonn, Cyttorak, Oshtur que lhe permitem usar suas energias para lançar seus feitiços.

Como seu antecessor, o Ancião, ele também pode usar as energias místicas ao seu redor e manipulá-las para obter mais força e energia.

Finalmente, ele é um especialista de magias, encantamentos e feitiços diferentes de qualquer outro mago na terra, o que lhe permite invocar a qualquer momento várias entidades místicas e objetos de outras dimensões.

Essas habilidades lhe permitem, entre outras coisas, usar telepatia, projeção astral, hipnose, emitir e lançar descargas energéticas poderosas o suficiente para destruir inclusive planetas.

O Doutor Estranho é mestre em telecinese, o que lhe permite se teletransportar entre dimensões e, até mesmo, criar escudos místicos de proteção.

Além de todos estes fantásticos poderes, Stephen Vincent Strange é um médico excepcional, qualificado em medicina e cirurgia, mesmo que, desde seu acidente de carro, ele não possa mais realizar uma operação cirúrgica.

Graças ao seu servo e amigo Wong, ele treinou artes marciais e pode se defender sem recorrer à sua magia.

Extremamente inteligente, o Doutor Estranho é um fabuloso estrategista e exímio líder, destacando inclusive entre os Vingadores.

Quando era o Feiticeiro Supremo da Dimensão Terrestre, com seu incrível conhecimento das artes místicas, ele tornou-se virtualmente imortal.

Qual a ligação entre o Doutor Estranho e os Vingadores…

Tanto quanto os Vingadores protegem o mundo de ameaças físicas, o Doctor Strange protege de ameaças místicas. Pelo menos é assim que as coisas nos são explicadas no longa-metragem de Scott Derrickson.

No entanto, embora aparentemente estejam lidando com inimigos totalmente diferentes, Doutor Estranho, Homem de Ferro, Capitão América e o resto um dia se encontrarão.

Acontece que o Olho de Agamotto, usado pelo Doutor Estranho, é na verdade uma das 6 Joias do Infinito cobiçadas pelo vilão Thanos para formar a Manopla do Infinito, um artefato com poderes ilimitados.

Até que um dia dia, Thor e Doutor Estranho compartilham uma cerveja e discutem a ameaça potencial representada por Loki, seu irmão, também insinuando com relativa precisão as interações entre o mago e os Vingadores.

Algumas curiosidades sobre o Doutor Estranho

Doutor Estranho

Como todo herói, o Doutor Estranho também tem suas características únicas, entre elas podemos destacar:

Verdadeiro nome: Stephen Vincent Strange.

Outras identidades: O Doutor Estranho (VO), o “Doutor”, o Feiticeiro Supremo (VO), Stephen Sanders, Mestre das Artes Místicas, Vincent Stevens, Feiticeiro Supremo, Rajah Vermelho, Mestre da Magia Negra, Capitão Universo, Estranho, Olhos dos Olhos, Grande Olho, Sherlock.

Altura: 1m82.

Olhos: Cinza.

Peso: 90kg.

Cabelo: Preto, com mechas grisalhas.

Profissões: Místico, Ex-Xerife do Mundo de Batalha, Feiticeiro Supremo da Dimensão Terrestre, Consultor Ocultista, Aventureiro, Ex Médico Neurocirurgião, Vingador.

Cidade natal: Filadélfia na Pensilvânia (EUA).

Onde mora e atua: Mansão Santo dos Santos (Bleecker Street, nº 177A – Greenwich Village, cidade de Nova York, EUA).

Características especiais: Suas mãos possuem diversas cicatrizes decorrentes do seu acidente, por isso, em alguns casos, ele utiliza ilusões para as esconder dos desconhecidos.

Quando teve uma deficiência no seu olho esquerdo, o  Doutor Estranho teve que utilizar uma venda para esconder sua deficiência.

Conclusão

Doctor Strange é um dos personagens da Marvel mais místicos e poderosos, o que lhe garante cadeira cativa na liderança dos Vingadores.

E você, o que acha do Doutor Estranho? Qual o seu Vingador preferido?!!!

Lisandro Viana


Spread the love
Presente para Geek

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *