Um pouco sobre a tecnologia 5G
A tecnologia 5G a princípio, é um novo padrão para dispositivos móveis, que trará mudanças significativas na forma como as pessoas utilizam esses aparelhos, acrescentando mais velocidade em conexões e permitindo novas funcionalidades. Assim, o novo padrão já conta com pelo menos 65 países, totalizando 1662 cidades, conectadas ao novo padrão de internet móvel 5G. No Brasil, o governo realizará um leilão, previsto para o próximo dia 04 de novembro, visando selecionar as operadoras que ficarão responsáveis por oferecer o serviço de conectividade e em que áreas deverão atuar.
O que é a tecnologia 5g?
A tecnologia 5G, é a evolução da tecnologia de banda larga sem fio, ou quinta geração da telefonia móvel, ou seja,é uma nova tecnologia de transporte de dados, em redes envolvendo dispositivos móveis.
Enquanto a rede 4G, usada atualmente, entrega uma velocidade de conexão em torno de 33Mbps, a tecnologia 5G pode chegar a 20 vezes mais, superando a marca de 1Gbps.
E quanto a latência (diferença na resposta na transmissão de dados) era de 60-98 milissegundos no 4G, no 5G ela será reduzida para menos de 1 milissegundo.
Já a capacidade de conectar dispositivos poderá abranger até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.
Algumas características da tecnologia 5g ?
Além de trazer uma melhora de desempenho na internet de dispositivos móveis, a instalação da estrutura de rede 5G oferece também uma diminuição de até 90% no consumo de energia em relação ao 4G. Assim, essa tecnologia ainda vai permitir que um número entre 50 a 100 aparelhos a mais que o atual sejam conectados por área. Outras mudanças são:
– Aumenta a velocidade de conexão, permitindo um consumo de serviços mais complexos com menos dificuldade, por exemplo, a transferência de arquivos, comunicações em tempo real, o consumo de vídeos e áudios em tempo real (streaming) ou os jogos eletrônicos;
– Diminui a reposta da conexão (latência), melhorando a comunicação de aplicativos em dispositivos móveis, tornando a conexão em tempo real ou que demandam trocas de informação de forma mais rápida.
– Maior capacidade de banda, o que é importante diante do aumento de informações que circulam na internet, possibilitando a criação de mais conteúdos com melhor qualidade, como no áudio ou na definição em vídeo;
Quais são os benefícios que a tecnologia 5g pode trazer?
A União Internacional de Telecomunicações (UIT), em documento sobre o tema, argumenta que o 5G pode ajudar as pessoas a aproveitarem os benefícios de uma “economia digital avançada e intensiva em dados”, irá contribuir na implantação das chamadas “cidades inteligentes” e permitirá um incremento na experiência online pelas novas aplicações que suportará e pelas maiores velocidades.
“O 5G provê uma oportunidade para operadoras moverem além de ofertar serviços de conexão, desenvolvendo ricas soluções e serviços para consumidores e indústrias em um rol variado de serviços, e a um custo acessível”, ressalta a UIT no documento “Definindo o cenário para o 5G: oportunidades e desafios”, destaca a entidade.
O 5G poderá dar suporte a diversos tipos de aplicações benéficas. Elas vão desde os sistemas de pagamento até a viabilização de carros autônomos (que funcionam sem motoristas), bem como outras soluções de Internet das Coisas envolvendo sensores e monitoramento em fábricas ou sem serviços públicos (como acompanhamento de consumo de água ou de lâmpadas de postes).
Na avaliação do MCTIC, a tecnologia poderá contribuir também na produção. “O 5G será um componente chave para o aumento da troca desembaraçada de dados entre máquinas, instalações, humanos e robôs, o que permitirá o desenvolvimento de uma logística inteligente, produção conectada de sistemas cyber-físicos e de comunicação máquina a máquina. A combinação dessas e de outras tecnologias digitais no setor secundário possibilita o avanço industrial conhecido como ‘Indústria 4.0’”, assinala o órgão no documento de consulta pública sobre a estratégia para o 5G, realizada no ano passado.
Os riscos à saúde
A tecnologia 5G, para seu funcionamento, precisará que sejam instaladas, uma série de estações-base novas, isto é, de antenas que transmitem e recebam sinais de dispositivos móveis para o seu funcionamento. Mas, diferente da tecnologia 4G, que precisa de muita radiação para a transmissão de sinais, a tecnologia 5g precisará de um maior número de antena de tamanho menor do que a rede 4G, assim o nível de exposição à radiação das antenas da nova tecnologia será significativamente menor.
A faixa de frequência dos sinais 5G, estão dentro da banda não-ionizante do espectro eletromagnético e bem abaixo daqueles considerados prejudiciais pela Comissão internacional de Proteção contra Radiação Não Ionizante. A Organização Mundial da Saúde, afirma também que a exposição a frequências eletromagnéticas abaixo dos limites recomendados pelas diretrizes da comissão não parece ter nenhuma consequência conhecida sobre a saúde. Falam também que até o momento não existe pesquisas que comprovam riscos sérios a saúde por parte dos usuários.
1 comentário
Comments are closed.