A Evolução Dos Geeks

Geeks
Spread the love

A Evolução Dos Geeks

Geeks – Hoje em dia, para poder explicar o que é um Geek está bem próximo de explicar o que é um Nerd. Digo isso porque as palavras Geek e Nerd são usadas originalmente para descrever pessoas que se interessam por tudo relacionado a ciência, tecnologia, jogos eletrônicos e jogos de tabuleiros. A pequena diferença, percebemos na imagem que ambos mostram para a sociedade. Se por um lado um Nerd, geralmente apontado como pessoa muito estudiosa com problemas de relações sociais, pelo outro os Geeks, são vistos como pessoas bem relacionadas com a sociedade.

História

Porém, séculos atras, mais precisamente em 1876, a palavra Geek teve seu primeiro registro como sinônimo de fool (bobo) e posteriormente passou a designar artistas ambulantes que ganhavam a vida exibindo-se nos mafuás ou nas ruas, em performances bizarras que incluíam arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes ou comer insetos (em ingles: bugs).

Por analogia, passou-se a designar como computer geek aquele que ganha a vida “comendo” bugs de computador. No século XXI, passou a ser usada por muitas pessoas, especialmente membros de algum fã-clube, como um termo positivo. Alguns usam o termo sem malícia ou como fonte de orgulho, muitas vezes referindo-se simplesmente a “alguém que está interessado em um assunto (geralmente intelectual ou complexo) para seu próprio bem”.

Geeks

Segundo o American Heritage Dictionary, edição de 1975, deu apenas uma definição: “Geek é um artista de carnaval cujo ato geralmente consiste em morder a cabeça de uma galinha ou cobra viva”. A revolução tecnológica encontrou novos usos para esta palavra, mas ainda transmite muitas vezes uma pitada de depreciação. Ainda hoje, o Dictionary.com dá cinco definições, e a quarta delas como “um(a) artista de carnaval que realiza atos mórbidos sensacionalistas ou nojentos”.

O termo Nerd na segunda metade do século XX descreveu de maneira semelhante como “um jovem impopular e excessivamente intelectual geralmente interessado em ciência ou matemática”. O estereotipado nerd do ensino médio ou universitário foi pego pelo atleta estereotipado e nunca teve chance com a garota bonita e popular. Nerds não eram considerados legais.

Mas no século 21, ambas as palavras evoluíram para tornarem-se quase sinônimos, e os rótulos não os envergonham mais. Geeks e nerds do século XXI são pessoas inteligentes de todas as idades e gêneros, que estão bem-informadas e se preocupam apaixonadamente com algo.

Encontro de Super Geeks!

Geeks tecnologicamente orientados, em particular, agora exercem uma poderosa influência sobre a economia global e a sociedade. Enquanto as gerações anteriores de geeks tendiam a operar em departamentos de pesquisa, laboratórios e funções de apoio, agora, cada vez mais, ocupam cargos corporativos seniores, e exercem considerável influência comercial e política. Tempos atrás, quando o presidente americano Barack Obama reuniu-se com Mark Zuckerberg (Facebook), e com os CEOs das maiores empresas de tecnologia do mundo em um jantar privado em Woodside, Califórnia, em 17 de fevereiro de 2011, a revista New York publicou uma matéria intitulada “O homem mais poderoso do mundo encontra o Presidente Obama”. Nessa época, a empresa de Zuckerberg havia crescido para mais de um bilhão de usuários.

Geeks
Fonte: New York Magazine

Dois Mundos

Hoje, após intensa pesquisa sobre o assunto, me vejo como mais um Geek entre outros tantos que tem por aí, atrevo-me até mesmo a dividir o mundo em duas categorias, ou você é ou você não é um Geek. Os Geeks hoje em dia têm estilo próprio, roupas, sapatos, decoração, estilo de vida. Na minha opinião está mais do que na hora de alguns dicionários, que ainda persistem em manter velhas definições, mudarem ou pelo menos esquecerem parte daquela antiga designação “um(a) artista de carnaval que realiza atos mórbidos sensacionalistas ou nojentos, como morder a cabeça de uma galinha viva”. 

E você, também se descobriu como um Geek, vou deixar logo abaixo algumas características que vão te ajudar a descobrir se você é mais um Geek.

Adora Jogos

Coleciona Algo

Fissurado em algum personagem de jogos, filmes ou seriados

Gosta de animes e mangás

Gosta de séries e filmes

Super fãs de ficção científica e fantasia

Apaixonados por tecnologias dentre outras…

Então se você descobriu que gosta de uma boa parte desta pequena lista, então meu caro leitor, seja bem vindo ao mundo dos Geeks. Compartilhe com a gente sobre o que você achou desta matéria e sobre e a sua opinião sobre o crescimento dessa cultura no Brasil e no mundo!

Lisandro Viana


Spread the love
Presente para Geek

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *