Quem é Adão Negro?

Quem é Adão Negro
Spread the love

Quem é Adão Negro?

Adão Negro /Black Adam (Teth-Adam /Theo-Adam), é um dos maiores portadores de magia do mundo, tem sido herói ou vilão ao longo de uma vida que se estendeu por milhares de anos. É um personagem dos quadrinhos norte-americanos, atualmente é publicado pela DC Comics. 

Adão Negro, apareceu como vilão para a primeira edição da revista em quadrinhos The Marvel Family (dezembro de 1945). Criado por Otto Binder e C.C. Beck, Adão Negro ou Black Adam, como vocês preferirem, é um dos arqui-inimigos do super-herói Capitão Marvel e da Família Marvel. 

A partir da metade da década de 60, a empresa DC Comics, que já estava adquirindo muitas outras empresas de quadrinhos da época, também adquiriu e licenciou os personagens da Fawcett Comics. Assim, Adão Negro foi revivido como um personagem recorrente já na década de 70.

Criação do personagem Adão Negro

Quem é Adão Negro

Criado pelo roteirista Otto Binder e pelo desenhista C. C. Beck em 1945. Teve sua primeira aparição na revista The Shazam Family #1, publicada nos EUA em dezembro de 1945. Desde a virada do século 21, no entanto, Adão Negro foi redefinido pelos escritores da DC Comics, Jerry Ordway, Geoff Johns, e David S. Goyer, como um anti-herói corrompido, tentando limpar seu nome e reputação.

Quem é Adão Negro

Papéis em destaque em séries de quadrinhos como Justice Society of America (JSA), Villains United, Infinite Crisis 52 elevaram o destaque do personagem no Universo DC. Em 2009, Adão Negro foi classificado como o 16º maior vilão de quadrinhos da IGN de todos os tempos. O personagem fará sua estreia cinematográfica em Adão Negro de 2022, interpretado por Dwayne Johnson no universo estendido da DC.

A História do Adão Negro

Milhares de anos antes de Billy Batson se tornar um herói magicamente empoderado, o mago Shazam escolheu outro campeão, Adão Negro. Foi um dos primeiros detentores dos poderes do Mago Shazam. Tudo começou na época do Antigo Egito, quando ainda era Teth-Adam, filho do faraó Ramessés II, com os quais deveria combater o mal e preservar a paz, assumindo a identidade de Adão Negro.

Quem é Adão Negro

Entretanto, Teth Adam, se deixou seduzir pelo poder, sendo, como castigo, exilado pelo Mago Shazam em outra dimensão. Só no Século XX d.C., quando o próprio Mago Shazam viu o caos que se instalara no mundo, decidiu oferecer seus poderes, ao jovem Billy Batson, para representá-lo, assim como fora com Teth Adam milênios antes.

O defensor da paz e da justiça, que Teth Adam conseguiu se libertar, voltou-se definitivamente contra o Mago Shazam e seu recente “pupilo”, o Shazam, tornando-se, de longe, o principal inimigo do personagem, e da Família Shazam (antes, Família Marvel) como um todo, com o objetivo de saciar sua sede de vingança.

Histórico de publicação

Versão Fawcett Comics

A versão de Black Adam, apareceu apenas uma vez, durante a publicação inicial da Fawcett, nos quadrinhos do Capitão Marvel. Em The Marvel Family #1, Black Adam, é um antigo egípcio chamado Teth-Adam, que é escolhido pelo mago Shazam para ser o seu sucessor devido à sua suposta pureza moral. Originalmente, o mago Shazam, concede poderes a Adão derivados de antigas divindades greco-romanas;

The Marvel Family #1

– mais tarde na série, foi alterado para divindades egípcias antigas. Estahistória, é reimpressa em Shazam! #8 (1973), da DC, que é sua primeira aparição na Idade do Bronze.

Quando Teth-Adam diz a palavra mágica “Shazam”, ele é transformado em Poderoso Adão, um superpoderoso, possuindo os mesmos poderes que o Capitão Marvel; no entanto, Poderoso Adão é logo corrompido pela vastidão de seus poderes.

Decidido que ele deveria governar o mundo, o Poderoso Adão, mata o faraó e assume o trono egípcio. Irritado com essa traição, o mago Shazam renomeia seu campeão errante, passando a se chamar de Adão Negro, e – incapaz de revogar os poderes concedidos a Adão – o bane para a estrela mais distante do universo.

Adão Negro passa os próximos 5.000 anos voando de volta para a Terra, chegando apenas em 1945. Na sua chegada, ele descobre que o mago Shazam nomeou três novos campeões para tomar seu lugar: Capitão Marvel, Capitão Marvel Jr. e Mary Marvel. As tentativas de Adam de dominar o mundo fazem com que os Marvel’s busquem conselhos com Shazam, que lhes conta sobre Adão Negro. Adam consegue amordaçar Billy e Freddy enquanto eles estão falando com Shazam. Ele então os amarra, planejando matá-los mais tarde. Tio Marvel os liberta enquanto Mary luta contra Adão Negro, permitindo que eles se transformem.

Adam luta com o trio, conhecido como a Família Marvel, mas como todos são igualmente invulneráveis, a luta continua sem resolução. O não empoderado membro da Família Marvel, Tio Marvel, recebe uma ideia de Shazam e engana Adam para dizer “Shazam”, revertendo-o para Teth-Adam. Cinco mil anos de envelhecimento o alcançam em um instante quando o Capitão Marvel o nocauteia segundos depois que ele se transforma e morre, tornando-se um esqueleto.

Adão Negro usava uma fantasia quase idêntica à do Capitão Marvel — exceto preta em vez de escarlate e sem capa. (Marvel Family #1).


DC Comics

Pré-Crise

Na versão da DC Comics, agora sua nova casa, ele é derrotado na mesma história em que estreou. A versão DC de Adam é ressuscitada quase 30 anos depois na Filadélfia pela máquina de reencarnação do Doutor Sivana no revival Shazam! da DC Comics dos personagens da Marvel Family. Ele então destrói a máquina para que não possa ser usada contra ele, para o aborrecimento de Sivana.

Poderes

Adão Negro é reintroduzido no Universo DC em The Power of Shazam! graphic novel por Jerry Ordway em 1994. (Uma versão pós-crise anterior do personagem apareceu em Shazam!: O Novo Começo e Guerra dos Deuses , mas essas aparições não são consideradas canônicas.) Nessa história e na subsequente série Power of Shazam!, Adam é um adversário mortal e maligno para o Capitão Marvel.

Nesta origem revisada, Teth-Adam nasceu em 11 de setembro de 1279 a.C.  Teth-Adam é filho do antigo faraó egípcio Ramsés II, e impressiona um dos sacerdotes, o Mago Shazam, com suas boas ações. O mago dá a Téth-Adam o poder de se tornar o super-herói Poderoso Adão falando o nome “Shazam”, um acrônimo para os poderes de Poderoso Adão: a resistência de Shu, a rapidez de Heru (Hórus), a força de Amon, a sabedoria de Zehuti(Thoth),o poder de Aton, e a coragem de Mehen. 

O enfeitiçamento e morte de Adão Negro.

O poderoso Adão serve como campeão do Egito por muitos séculos, mas se torna corrompido pelos encantos de uma mulher misteriosa, revelada como a filha malvada de Shazam, Blaze, disfarçada. 

O enfeitiçado Adão está convencido de que ele e sua amante devem governar o Egito, então ele mata o faraó e nomeia-se governante.

Quem é Adão Negro

Mago Shazam, descobre essa traição tomando de volta os poderes de Adam, envolvendo-os em um colar místico de escaravelho. O corpo de Adam rapidamente experimenta o processo de envelhecimento que a magia tinha evitado, e o ex-herói morre tornando-se um cadáver seco em segundos.

O Mago Shazam, enterra o corpo e o escaravelho na tumba de Ramsés II, onde ele planeja que permaneça por toda a eternidade. Após a sua morte, ele passa a se chamar de Black Adam. O Mago Shazam, desiludido  com a traição de Adão, espera vários milênios antes de nomear um segundo campeão para lutar contra o mal em seu nome.

O ressurgimento de Adão Negro

Milhares de anos depois, próximo ao final do século XX, um assessor arqueólogo e inescrupuloso, chamado Theo Adam encontra-se designado para a Expedição Malcolm, financiada pela Fundação Sivana para escavar a tumba de Ramsés II. Adam descobre o túmulo de Adão-Negro em uma passagem secreta, e leva a seus superiores, C.C. Batson e sua esposa Marilyn, sua descoberta.

Ao ver pela primeira vez o escaravelho de Adão-Negro, Theo Adam fica obcecado com o artefato, e mata ambos Os Batsons a fim de roubá-lo. Fugindo do Egito,Theo Adam logo voltou para a América.

O filho dos Batsons, Billy, foi deixado para trás nos Estados Unidos, e é recrutado por Shazam para se tornar o segundo campeão do mago, Capitão Marvel. Quando Theo Adam encontra o Capitão Marvel pela primeira vez, ele nota, tanto a aparência idêntica do Capitão Marvel a C.C. Batson quanto a insígnia relâmpago no peito do Marvel que também havia decorado a tumba de Black Adam. Adão, portanto, tem uma revelação, e percebe que ele é uma reencarnação de Teht-Adam. Agarrando seu escaravelho roubado, Adam fala o nome de Shazam e é transformado no super-poderoso Adão Negro.

Adão Negro se revela para o Capitão Marvel como o assassino dos Batsons, e os dois lutam. Capitão Marvel sai vitorioso arrebatando o escaravelho de Adão, e, portanto, seu poder, longe dele. No entanto, ele o salva de ser esmagado por um prédio caindo. Marvel traz Theo Adam para Shazam, que limpa a memória de Adão e tira sua voz, para que ele não possa acessar seus poderes. Esta solução se mostra temporária, à medida que Blaze reentra na vida de seu ex-amante e ajuda a restaurar sua voz, sua memória e acesso aos seus poderes. 

Quem é Adão Negro

Shazam! #28

De acordo com Shazam! #28 (primeira aparição de Adão Negro na “Idade do Bronze”, mas segunda aparição real, depois de The Marvel Family #1) Adão Negro recebe seus poderes de Shu (resistência), Hershef (força), Amon (poder), Zehuti (Thoth) (sabedoria), Anpu (velocidade) e Menthu (coragem).

Resumo Shazam! #28

Black Adam, aconselhado por Sivana, acidentalmente viaja no tempo para 1776, enquanto ia para a Rocha da Eternidade, na intenção de destruir o mago Shazam. Adão Negro e Capitão Marvel lutam e Adam percebe que terá que usar um truque para poder vencer seu oponente. Assim, ele faz seu relâmpago atingir o Capitão Marvel, transformando-o de volta em Billy, em seguida, Adam o agarra e cobre sua boca antes que ele possa terminar de dizer sua palavra mágica.

Depois disso, Adão Negro também está envolvido com Karmang em All-New Collectors’ Edition #C-58 (terceira aparição de Black Adam, mas segunda nova aparição na Idade do Bronze) e tenta destruir tanto Superman quanto Capitão Marvel.

Quem é Adão Negro

Depois de várias outras derrotas nas mãos do Capitão Marvel, Adam se junta à última versão pré-crise do Mister Mind da Sociedade monstro do mal, que encena um ataque à Rocha da Eternidade. O deus maligno da magia Oggar convoca um exército maligno das areias e poeira do Egito para Adão liderar depois de silenciar Billy com sua magia. Apesar de serem derrotados, eles escapam.

Quando foi visto pela última vez durante a crise nas Infinitas Terras (versão Pré-Crise), Adam estava lutando contra os heróis nas cinco Terras restantes e parcialmente fundidas.

Poderoso Inimigo

De fato, o Adão Negro se provou um poderosíssimo inimigo, competindo de igual para igual, não apenas com o Shazam, mas também com outros grandes nomes da DC Comics, incluindo Superman e Mulher-Maravilha.

Os incríveis poderes à disposição de Adão Negro são vastos, além de poder manipular magia, algo que, diretamente, o Shazam não pode fazer. Além de que, mesmo sem seus poderes, ele é um excelente guerreiro. E mais o conhecimento de diversas línguas, como o egípcio, o árabe e o inglês, além de um forte poder de liderança, graças aos seus métodos draconianos, que o permitiram governar seu povo com facilidade.

Aliás, os dois personagens são muito próximos em vários sentidos, inclusive na maneira como conseguem seus poderes. Porém, enquanto Billy Batson incorpora poderes do panteão grego e mantém a inocência e a ingenuidade de uma criança quando se transforma em Shazam, Teth-Adam incorpora o Adão Negro com o espírito de vingança através do panteão egípcio.

Quem é Adão Negro

Os pontos fracos de Adão Negro

Suas principais fraquezas, estão relacionadas à magia e à eletricidade. No caso da magia, ela só tem efeito sobre o personagem caso venha de alguém com extrema habilidade, como é o caso do Senhor Destino. Já com a Eletricidade, se for utilizada energia suficiente, ele pode retornar à sua forma humana, se tornando mortal novamente.

Para concluir, é inegável que Adão Negro, de fato se mostra um inimigo poderosíssimo, estando a altura de grandes nomes entre os super-heróis. Até agora, pouco se sabe sobre de como será  o enredo do filme que será lançado em julho de 2022,

Lisandro Viana


Spread the love
Presente para Geek

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *