Variáveis em linguagem c
Quando estamos construindo um programa, em uma linguagem qualquer, sempre estamos precisando reservar pequenos espaços na memória do computador, e para isso, utilizamos as variáveis. Para esclarecer, variáveis em Linguagem C, são as responsáveis por reservar estes espaços na memória, para que possamos armazenar, os dados de nosso programa.
Quando declaramos uma variável, não apenas reservamos um espaço de memória, como também já associamos um nome, o identificador. E ao invés de utilizarmos o endereço da variável na memória, que seria geralmente notado na forma hexadecimal (que já é uma simplificação, pois computadores na verdade trabalham de forma binária, com 0 e 1), como por exemplo 0x0012FED4, referimo-nos ao endereço apenas pelo seu nome.
O mais importante, ao utilizar uma variável, ela deve ser primeiramente declarado, após reservar um espaço na memória, o computador irá associar a ele o nome da variável. Se você tentar utiliza-la antes de declará-la, o compilador irá avisá-lo disso e não continuará a compilação.
Declarando variáveis em linguagem c
<Tipo_da_variável><nome_da_variável><;>
Genericamente, para declarar uma variável, usamos a seguinte instrução:
Por exemplo, para declarar uma variável do tipo int com o nome a, podemos escrever
Int a;
É sempre necessário indicar o tipo da variável, pois cada tipo tem um tamanho diferente, ou seja, ocupa mais ou menos espaço na memória do computador. Mais adiante introduziremos os tipos de variável.
Atribuindo valores
Se quisermos associar um valor a uma variável, usamos o operador = (igual):
a = 5;
Portanto, nesse caso, estamos pedindo que o computador guarde o valor 5 no espaço alocado à variável a.
Observação: Apesar de este operador se assemelhar ao igual da matemática, sua função é diferente. A função de igualdade de dois valores, é feita através do operador de comparação “==” (dois iguais).
Podemos também, atribuir o valor a uma variável ao mesmo tempo que ela é declarada, o que é chamado de inicializar a variável. Por exemplo:
int a = 5;
Certamente que é possível também declarar mais de uma variável de um mesmo tipo em uma única instrução, separando os nomes por vírgulas. Também é possível inicializar as variáveis dessa maneira:
int a, b, c, d;
int e = 5, f = 6;
int g, h = 2, i = 7, j;
Acima de tudo, como o próprio nome já diz, o valor existente numa variável pode ser mudado, da mesma maneira que ele é normalmente atribuído. Se tivermos:
int a = 5;
a = 8;
a = 20;
consequentemente no final o valor da variável a será 20.
Nomes de variáveis
Certamente, algumas restrições devem ser observadas, quanto ao nome que podemos dar a variáveis. Essas regras se aplicam também para nomear funções e estruturas.
- Os nomes de variáveis devem ser únicos no mesmo escopo: não podemos ter duas com o mesmo nome.
- Apesar de não ser recomendado O identificador pode ser igual ao de outra variável já declarada em escopo superior, porém é recomendado fortemente que não se use variáveis iguais sob pena de tornar o código do programa incompreensível ou de difícil análise;
- O C, assim como muitas outras linguagens de programação, é sensível à utilização de maiúsculas e minúsculas (case sensitive). Portanto, o exemplo de código a seguir seria válido e geraria três variáveis diferentes:
- Int nome;
- Int Nome;
- Int NOME;
Podemos usar tambem, letras maiúsculas ou minúsculas (de A a Z, sem acentos), algarismos arábicos (0-9) e o caractere sublinhado (_), mas o primeiro caractere deve ser uma letra ou o sublinhado.
asm | auto | break | case |
catch | char | class | const |
continue | default | delete | do |
double | else | enum | extern |
float | for | friend | goto |
if | inline | int | long |
new | operator | private | protected |
public | register | return | short |
signed | sizeof | static | struct |
switch | template | this | throw |
try | typedef | union | unsigned |
virtual | void | volatile | while |
em suma, o padrão C atual especifica que nomes de até 31 caracteres devem ser aceitos. Alguns compiladores podem até aceitar nomes maiores que isso, mas não considere isso uma regra e não use nomes tão longos.
Obtido em “https://pt.wikibooks.org”
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported;
1 comentário
Comments are closed.