A História de Thor o Deus do Trovão

a história de thor
Spread the love

A História de Thor o Deus do Trovão

Para quem não conhece a história de Thor, este é um personagem das histórias de quadrinhos muito famoso pela força que possui e seu martelo poderoso. Nos últimos anos ficou conhecido como Thor Vingadores devido a sua presença nos filmes com outros super heróis também de renome.

a história de Thor

Esse deus pertence à mitologia nórdica que muitos também a conhecem como mitologia escandinava, mitologia viking ou mitologia germânica.

Apesar de ser conhecido pelo seu nome, Thor, existe outra forma que ele é conhecido, Deus do Trovão. Isso se deve ao fato do que acontece quando ele usa seu martelo.

Por sinal, seu martelo simboliza toda a sua imponência e muitos fãs acabam comprando pingentes em seu formato para usá-lo como um amuleto e simbolismo de força.

Quem é Thor?

Thor é um deus provido de enorme força e que possui como instrumento de batalha o martelo mjölnir. A junção da sua força com esse martelo ganha uma amplitude tremenda capaz de pulverizar até mesmo uma montanha em um simples gesto desse super herói.

Para carregar consigo esse martelo, Thor faz uso de um cinto, o megingjord, e também de luvas especiais feitas em ferro, as Járngreipr. Os trovões são a forma mais simples de saber quando esse deus está manuseando seu martelo poderoso.

A descrição de Thor o apresenta como um homem forte e com barba, cabelos vermelhos e, claro, sempre segurando seu martelo inseparável. Por tudo isso, está ligado a tempestades, fertilidade, cura, proteção e força.

A História de Thor

a história de Thor

Thor é um deus que vive em Asgard. Sempre está em disputas com os inimigos dos deuses, os gigantes, mas sempre sai vitorioso. Além de ser reconhecido pela sua força, ele também tem um enorme apetite.

Por causa disso, dizem que ele tem a capacidade de comer, sozinho, um boi inteiro, em apenas uma refeição.

Uma das principais características que esse herói possui é a sua bravura. A utilização de pingentes no formato do seu martelo teve início com os vikings com o intuito de que sua bravura e proteção os protegessem do mal e dos inimigos.

Laços familiares

Asgard é o reino dos deuses. Odin é o deus supremo desse lugar  e é casado com a deusa de Midgard (reino dos humanos), Jord, que era venerada por ser uma figura matriarcal e maternal. Esses são os pais de Thor. Segundo algumas tradições, Thor tinha mais três irmãos: Balder, Váli e Meilli.

Com relação a Meilli não se tem tantas informações. Quanto a Balder, ele é tido como uma divindade menor e é filho de Frigga que sempre tentou protegê-lo da morte. Já Váli não se sabe ao certo se realmente era uma figura literária ou se os povos nórdicos apenas o reverenciavam.

Vida pessoal do Thor

Thor casou-se com uma deusa de cabelos dourados chamada Sif. Juntos, eles tiveram duas filhas que foram chamadas de Lorrine e Thrud.

O que consta nos poemas antigos é apenas a saga vivenciada pela deusa Thrud que era considerada de grande beleza e regente do tempo. Quando ela se irritava surgiam nuvens negras e chuva. Entretanto, quando seu humor estava ótimo o céu ficava limpo e radiante.

Há a possibilidade que ela atuasse como Valquíria. Nesse caso, os guerreiros que foram mortos nos campos de batalha eram trazidos por ela.

Mas Thor não se envolveu apenas com Sif. Ele também teve um relacionamento com a giganta Jarnsaxa que gerou Magni e Modi.

Símbolos e festas do Thor

O martelo é o símbolo mais conhecido do deus Thor, mas além dele há o relâmpago já que quando ele usava seu martelo os relâmpagos faiscavam nos céus. Outro símbolo utilizado para consagrá-lo é o carvalho.

Há ainda uma festa que é celebrada no inverno da Islândia, em 19 de janeiro. Nessa ocasião, as famílias preparam pratos especiais e os saboreiam na ocasião.

O povo nórdico ainda tinha por costume dedicar cada deus a um dia da semana. Nesse caso, como Thor é um nome germânico, o dia que foi dedicado a ele foi a quinta-feira.

Como Thor morre

Apesar de ser um deus Thor é morto em uma grande batalha onde outros deuses, gigantes, monstros e anões se enfrentam e que é conhecida como Ragnarok. Essa batalha marca o fim dos tempos. Quem mata o deus do trovão é a serpente Midgard que também é morta por ele.

Essa serpente vive nos oceanos e é tão grande que tem a capacidade de morder o próprio rabo. Apesar do deus do trovão perder sua vida nessa batalha e ela marca o fim dos tempos, ela representa um novo ciclo que será iniciado pela humanidade.

Thor e Vingadores: trajetória nos quadrinhos e cinema

No século XX o deus do trovão ganhou mais amplitude e acabou se transformando num verdadeiro fenômeno. Isso aconteceu após uma empresa americana dedicar comics ao Thor e fazer sua inclusão em seu grupo de heróis.

a história de thor

Para que sua biografia fizesse um pouco mais de sentido alguns elementos foram acrescentados e que não pertencem a mitologia nórdica.

Assim, Thor ganhou algumas qualidades que o tornaram altruísta e bom o que não era reconhecido na mitologia politeísta que, segundo ela, os deuses imitavam os defeitos e virtudes dos humanos.

Dois ótimos exemplos que constam na história de Thor e que podem ser citados nesse sentido são:

  • Thor dá uma surra no deus trapaceiro, Loki, e faz com que ele repare o dano que causou a sua mulher, Sif, após cortar os cabelos dela em uma brincadeira;
  • O anão Alvis fica noivo da filha de Thor, Thrud, quando o deus do trovão estava ausente. Para que o casamento não fosse realizado, Thor lança um desafio, uma disputa de charadas. Após vencê-lo ele o transforma em pedra.

Concluindo

A história de Thor serve de inspiração para muitas pessoas. Toda a sua imponência e força o tornam um herói único. No cinema, Thor em os Vingadores é um dos personagens mais aclamados e queridos pelo público.

Mas para que sua biografia fizesse um pouco mais de sentido alguns elementos foram acrescentados e acabaram conquistando a todos!

OBS: este artigo é apenas um resumo para um próximo artigo completo contando tudo sobre esse super-herói fantantástico.

Lisandro Viana


Spread the love
Presente para Geek

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *