Python para iniciantes: como começar

python para iniciantes
Spread the love

Python para iniciantes: como começar corretamente!

Python é definitivamente a melhor linguagem para começar na programação de computadores. Existem muitas ferramentas disponíveis, e hoje, você verá algumas dicas simples de Python para iniciantes que poderão criar seus primeiros projetos.

python para iniciantes

Por que Python tornou-se tão popular?

Python é uma linguagem de programação de código aberto e orientada a objetos. Foi criada em 1991 pelo desenvolvedor Guido Van Rossum.

Python é uma das linguagens de programação mais populares da atualidade. Com o surgimento do Big Data e da Data Science, ele será cada vez mais usado no futuro.

Python é uma linguagem acessível e em geral bem fácil para quem está aprendendo programação.

No mundo da programação de computadores, poder contar com o apoio de uma comunidade de desenvolvedores é essencial. No entanto, cada idioma tem sua própria comunidade.

A linguagem Python é particularmente ampla, o que possibilita receber ajuda e aproveitar inúmeras ferramentas criadas para simplificar o processo de desenvolvimento.

Em detalhes, o Python reúne a 5ª maior comunidade no site de perguntas e respostas de programação StackOverflow. Nesta plataforma, Python tem 86.000 “seguidores” e é alvo de 500.000 perguntas.

Essa linguagem também reúne a terceira maior comunidade do Meetup.com, onde você pode interagir e aprender com outros desenvolvedores. Existem mais de 1.300 grupos Python com um total de 608.000 membros.

É também a quarta linguagem mais utilizada na plataforma GitHub.

Quem usa Python?

Python sendo uma das linguagens mais populares, é usado por grandes empresas como o Google (onde Guido Van Rossum, o inventor do Python, trabalhou), no CERN, na NASA mas também pelo YouTube, Instagram, Quora, Dropbox, Facebook, Netflix , Spotify e Reddit.

Python para Big Data

Com o surgimento do Big Data, as empresas têm cada vez mais dados à sua disposição e, portanto, os Cientistas de Dados estão em alta demanda para analisar esses dados e explorar seu valor.

No entanto, Python é a linguagem de escolha para Data Science. De acordo com um estudo realizado pela Kaggle entre sua comunidade de Cientistas de Dados e especialistas em Machine Learning, é a linguagem mais usada, seguida por SQL e R.

Por um bom motivo, o Python oferece as ferramentas necessárias para coleta e limpeza de dados, exploração de dados, modelagem de dados e visualização de dados.

A demanda por desenvolvedores Python está, portanto, aumentando juntamente com a democratização do Big Data nos negócios.

Da mesma forma, é a linguagem mais usada no campo da inteligência artificial: outra tecnologia emergente e revolucionária com um futuro brilhante pela frente.

Python está, portanto, resolutamente voltado para o futuro…

Por que aprender a programar em Python?

É uma linguagem de propósito geral e de alto nível. Isso significa que ela pode ser usada para desenvolver praticamente qualquer coisa, graças a inúmeras ferramentas e bibliotecas.

Essa linguagem é particularmente popular para análise de dados e inteligência artificial, mas também para desenvolvimento web de back-end e computação científica.

Python também é usado para desenvolver ferramentas de produtividade, jogos ou aplicativos.

Dezenas de milhares de sites foram desenvolvidos com esse idioma, além de vários aplicativos conhecidos, como Dropbox, Netflix ou Spotify.

Python é uma linguagem muito dinâmica, sempre moderna, e por isso, tornou-se tão popular nos últimos anos. Mas, não pára por aí, outros motivos são:

  • Facilidade para aprender mesmo sendo um iniciante;
  • Sua robustez e desempenho;
  • Sua enorme coleção de bibliotecas;
  • Seu domínio no mundo dos dados;
  • Perfeita para grandes empresas;
  • Possui uma gigantesca comunidade de entusiastas e colaboradores.

Python para Iniciantes: vamos começar!

O primeiro passo do Python para iniciantes é baixar a versão mais recente do Python em seu computador.

Vá para a parte Download do menu e certifique-se de baixar o executável python para a versão do seu sistema.

Se você utiliza o Windows, vai facilmente ver o “Windows Installer”, é reconhecível por sua extensão .exe .

Quando o download estiver concluído, clique no arquivo e comece a instalá-lo em sua máquina.

Na interface “Instalar agora”, clique em SIM. Sugiro que você faça uma instalação personalizada para evitar certos problemas de permissões no Windows AppData. Você pode desabilitar os limites do caminho do arquivo.

Após isso a instalação foi bem-sucedida!

Depois de baixar o Python para sua máquina, você tem várias opções para programar. Você pode usar um editor de texto ou um IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) disponível no mercado. Existem vários como:

O PyCharm tem sido de longe o melhor IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) disponível no mercado. Mas, nos últimos anos, o VisualStudio Code tornou-se cada vez mais popular e é igualmente excelente.

Nesta fase, você baixa essas ferramentas, prossegue para a instalação e, está pronto para seu primeiro projeto.

Execute seu primeiro script Python no Windows

Abra o IDE de sua preferência (que baixou antes) e instale pacotes como NumPy, Pandas, conforme necessário. A partir daí, poderá executar logo de cara seu primeiro script no Python.

Por padrão, ao abrir o editor nosso primeiro script simplesmente exibirá “Hello”.

print(“Olá mundo”);

Onde aprender mais sobre Python?

Compreender a sintaxe e as variáveis ​​é um excelente exercício de Python para iniciantes. Mas, a melhor maneira de realmente entender como ela funciona é experimentá-la por conta própria.

python para iniciantes

A seguir está uma lista de alguns dos melhores tutoriais de Python na internet que vale a pena dar uma olhadinha:

Codecademy

O Codecademy tem muitos cursos disponíveis para uma variedade de linguagens de programação diferentes. Existem cursos gratuitos e pagos.

Se você deseja receber um certificado de conclusão, precisará fazer um dos cursos premium, mas os tutoriais gratuitos de Python para iniciantes são ótimos para começar.

W3Schools

O W3Schools é uma das principais fontes de informação de programação na web. Ele contém muitos padrões que orientam o design e a programação da web. Ele também tem tutoriais de Python para iniciantes que você pode facilmente começar.

Python Wiki

O Python Wiki é outro ótimo recurso para aprender quase tudo que você possa imaginar sobre Python.

Além das lições básicas de Python, ele contém muitas informações sobre como implementar a linguagem para aplicativos mais avançados.

Conclusão

Python é uma linguagem de programação muito rica e completa, com ela, você pode criar programas como interfaces gráficas, scripts, bots, inteligência artificial, automatizar testes, mas também desenvolver ou aprimorar sites.

Você viu aqui apenas um resumo do Python para iniciantes, portanto, não deixe de conferir os demais conteúdos de programação de nosso site, a cada semana, um conteúdo exclusivo que vai transformar você em um super programador.

Até a próxima!!!

Lisandro Viana


Spread the love
Presente para Geek

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *